segunda-feira, 19 de julho de 2010

Hipocrisia e copa do mundo


É mês de copa do mundo e parece que todo mundo se torna mais brasileiro do que nunca, mais patriota. Parece, não. Com certeza vira, pelo menos uma vez a cada quatro anos
temos orgulho de ser brasileiro - verde e amarelo para todos os lados, gritos de “Brasil, ó pátria amada” gritados com um vigor já não visto há quase meia década – Orgulho esse que dura até que a seleção seja eliminada do mundial, ou caso sejamos campeões, perdura por mais um mês.

O brasileiro adora copa do mundo, até porque nisso é realmente bom. A seleção pentacampeã do mundo, a única que possui uma infinidade de possibilidades de convocação devido a qualidade do seu futebol, a que revela mais craques. Resumindo, nesse aspecto o Brasil é nota 10.

Certa vez Thierry Henry, jogador da seleção da França disse que o motivo pelo qual os brasileiros jogam futebol tão bem, um futebol talvez, único, seja o fato de que no Brasil a educação está em segundo plano, atrás do futebol. Isso é lamentável, pelo que tudo indica suas palavras estão totalmente corretas, ele só relatou o que passa na TV todos os dias.

A alienação do brasileiro é tamanha que devido ao acontecimento da copa, esse se esqueceu da existência de uma eleição presidencial, no final do ano. Eleições essas que foram propositalmente colocadas pelos nossos governantes em ano de copa, quando o brasileiro se esquece de tudo, fica mais relaxado e não se preocupa com algo tão importante quanto uma eleição, o que importa é apenas o futebol, se o Brasil será campeão do mundo ou não.

Vamos acordar povo Brasileiro. A copa do mundo sempre acaba, e independente da colocação da seleção você continua pagando a mesma taxa de juros de antes, os mesmos impostos – o Brasil possui a segunda maior alíquota máxima do imposto de renda para pessoa física, ficando atrás apenas da Suécia, além disso, os brasileiros contribuem excessivamente com outros tipos de impostos – sabe o aumento aprovado durante a copa de 18 % para os senadores, não será revogado; seu filho semi analfabeto e com câncer continuará esperando tratamento na fila do SUS, isso é deprimente. Quando nós devíamos mobilizar e lutar pela melhora das condições do nosso país, não o fazemos.

Vamos deixar de ser hipócritas. Em um país com mais de 150 milhões de habitantes é impossível que sejamos bons apenas no futebol. Aliás, é inadmissível e humilhante que celebremos tamanha mediocridade.

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar filas com os pobres de espírito que nem gozam nem sofrem muito porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.” (Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos da América)


J.O Ambrósio

4 comentários:

  1. É realmente lamentável João!! Diante de tantas palavras, eu fico até sem o que dizer... (mariana)

    ResponderExcluir
  2. Joaaao .. flou bunito dmais!
    eh isso ai .. seu blog ta um maximo !
    hahaha (Rayssa)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o que voce falou no seu texto. Acho que voce conseguiu resumir exatamente o o que eu penso! É importante ser brasileiro mas assumir isso todos os dias! caso contrario é hipocrisia! alem disso, o proprio governo, aquele que devia servir de exemplo, está mostrando aos brasileiros que copa é o momento de elevar o Brasil a uma posiçao superior e é algo tao importante que chega a estar na frente das eleicoes - que decidem o destino de todos por mais 4 anos. Por mais lamentavel qeu isso seja, quem teve essa ideia foi um genio! nada mais esperto do que desviar o foco dos eleitores para as coisas boas e faze-los se esquecer dos problemas.

    continue com textos assim!!! :DDD

    beijooo

    ResponderExcluir
  4. Poxa joao gostei muito do texto! Nao sabia q vc tinha esse engajamento político...HAHAHA
    Vo visitar sempre o blog.
    Beijao
    cris!

    ResponderExcluir